terça-feira, 14 de abril de 2009

Nico Assumpção - Nico Assumpção (1981)



Um dos baixistas de maior destaque no cenário da MPB nos anos 80 e 90, o paulista Nico (Antônio Álvaro Assumpção Neto) era filho de um industrial que tocava baixo acústico amadoramente. Ainda assim, começou tocando violão, e teve aulas com o violonista Paulinho Nogueira. Mais tarde, fã de rock, passou a tocar baixo para tapar um buraco em uma banda da escola. Interessou-se pelo instrumento e passou a tocá-lo sistematicamente, até que nos anos 70, aos 17 anos, foi estudar harmonia e orquestração nos Estados Unidos, na Universidade da Califórnia. De volta ao Brasil, teve aulas com Amilton Godoy, do Zimbo Trio, e profissionalizou-se, tocando em casas noturnas, gravações e jingles comerciais. Mas o mercado brasileiro, difícil para a música instrumental, o fez voltar aos EUA em 1976, onde tocou ao lado de Wayne Shorter, Pat Metheny, Sadao Watanabe, Don Salvador, Charlie Rouse e outros. De volta ao Brasil em 81, lançou o primeiro disco nacional solo de um baixista, o independente "Nico Assumpção", e com isso contribuiu para solidificar o caráter de solista do seu instrumento. Também foi um dos pioneiros na utilização do baixo elétrico fretless de 5 e 6 cordas no Brasil. Em 1982 Nico mudou-se para o Rio de Janeiro, e tornou-se um dos mais requisitados pelos maiores nomes da MPB, tanto para shows quanto para estúdio. Entre outros, Nico acompanhou Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gilberto Gil, João Bosco, Maria Bethânia, Edu Lobo, César Camargo Mariano e Toninho Horta. Participou do Free Jazz Festival de 1988 e tocava com freqüência ao lado de outros músicos, como Luiz Avellar, Wauke Wakabaiashi, Marco Pereira e outros.

fonte: www.cliquemusic.com.br/artistas/nico-assumpcao.asp

Este vinil de 1981 é o primeiro álbum lançado pelo Nico, conforme citado.

http://rapidshare.com/files/221269716/Nico_assump__o_-_Nico_Assump__o__1981_.zip

Um comentário:

  1. Orra !!! Dá hora meu irmão, tudo muito bem claro, de certa forma abrindo um portal sonoro de conhecimento pra galera que desconhece essa seleção de músicos da pesada que Vc citou acima...
    Salve grande amigo, irmão Marcelo Karyki, detentor do bem gosto e dá boa música, de onde é claro , já bebi da fonte...
    Que os Deuses da música o envolvam com a mais pura inpiração...
    SALVE O GROOVE...

    Maurício Bittencourt

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário, ele é muito importante para mantermos o blog sempre atualizado de acordo com a preferência geral.
Abraços e Paz.
MKaryki